Cerimonial: como fazer uma festa de debutante tradicional?

07-cerimonialista-festa-tradicional-min

Antigamente, quando uma menina completava 15 anos, era costume a família apresentá-la à sociedade com uma grande festa, para mostrar a todos que a filha estava se tornando uma mulher. O principal objetivo era atrair possíveis pretendentes para a garota, que já estaria se aproximando da idade de casar e assim formar novas alianças entre famílias nobres.

Por isso, são chamadas de festas de debutantes. A palavra “debutante” tem origem no francês “début” que significa “estreia”. As debutantes, portanto, seriam aquelas que estão estreando na sociedade.

Hoje, finalmente, a sociedade é outra e esse objetivo já não existe mais. Às meninas de hoje é dada a chance de escolher com quem casar, sem interesses financeiros, sociais ou mesmo de idade. Mas a tradição da festa de 15 anos, que marca a transformação da menina em mulher, ainda permanece com todo o requinte de um sonho que muitas dessas garotas carregaram por toda sua infância.

Se seu sonho é fazer uma festa bem ao estilo tradicional, como um conto de fadas, nós, do Buffet Santa Cruz, organizamos aqui um guia para organizar seu dia de princesa! Normalmente, a festa é dividida em três etapas.

A primeira delas é a recepção dos convidados. Você deverá estar com o primeiro vestido da noite, delicado e elegante, mas simples. O que representaria a pureza da menina. O sapato deverá ser baixo, sem salto e uma música ambiente sendo executada, de modo que não atrapalhe as conversas.

Logo na entrada, haverá um livro, para que os convidados assinem e possam deixar uma mensagem. Esse livro será uma bela recordação para o resto da vida e com certeza, fará você se emocionar!

É você mesma, debutante, receberá os convidados. Os fotógrafos aproveitam esse momento mais tranquilo para as fotos posadas. Se preferir, peça a seus pais para receber seus familiares e amigos. Conforme as pessoas forem chegando, quem já estiver no local do evento já poderá se servir de um coquetel, enquanto aguardam a apresentação da debutante.

Assim que todos chegarem, é hora de partir para a segunda parte da sua festa. Você deverá se retirar e se preparar, trocando seu vestido que representará a sua transformação de menina em mulher. Após ser apresentada pelo cerimonialista, você entrará, ainda com um sapato baixo.

Geralmente o cerimonialista abre o cerimonial com um texto que represente a transição da menina em mulher. Cada profissional tem uma forma própria de trabalho, portanto, conheça-o e converse com ele(a) para garantir que a abertura seja feita de acordo com o seu gosto e evitar possíveis constrangimentos. Em seguida começa a entrada do cortejo. Os primeiros a entrar são os pais, seguidos dos demais membros da família.

Após isso, é a vez da entrada dos Príncipes e das Damas de Honra (as 15 melhores amigas). Esses casais deverão ser formados por seus amigos íntimos, que você irá escolher previamente. Na entrada, esses casais formarão um corredor, por onde você entrará. Esse é o momento mais esperado da festa, em que a aniversariante regressa, já usando o segundo vestido e é recepcionada pelo seu Príncipe de Gala.

Esse príncipe poderá ser seu pai, seu namorado ou algum outro homem que tenha sido muito importante para você. Todo o cerimonial poderá ser cronometrado, para que esse momento ocorra por volta da meia-noite. Essa é a hora em que seu pai irá presenteá-la com uma joia, simbolizando que, a partir daquele momento, segundo a tradição, a menina se transformou em mulher, podendo ser vaidosa e ter cuidados que só são permitidos às mulheres adultas como: usar maquiagens, vestidos, saltos…

Passado o ritual da joia, você já poderá trocar seu sapato por um modelo de salto alto. A troca poderá ser feita pelo seu pai, simbolizando que a moça está pronta para dar seus próprios passos! Mas ainda há muito pela frente para que sua festa tradicional esteja completa. Após esse rito, é hora de passar uma boneca para uma outra menina, como uma forma de mostrar à sociedade que a menina está deixando a infância para trás e agora assumirá as responsabilidades de moça.

HOMENAGENS

Essa é a hora dos convidados de honra fazerem homenagens a você. Contenha a emoção para não deixar a maquiagem estragar! Geralmente as avós, as madrinhas e as tias entregam flores à debutante e os parentes mais próximos fazem alguma homenagem. Hoje em dia, tem-se usado muito apresentar as homenagens em telão. Junto com esse vídeo, também pode-se fazer uma retrospectiva da vida da debutante.

O bolo é trazido e os convidados de honra se posicionam atrás da mesa. Próximo à mesa ficarão você e seus pais. Há um ritual para as velas, em que as cores escolhidas têm um significado especial. Escolha de acordo com seus desejos! Após o corte do bolo, pais e amigos formam um círculo em volta da debutante para brindar, com champanhe, seus 15 anos.

VALSA

Geralmente, em festas de debutantes, são tocadas as chamadas valsas vienenses, mas nada impede que a aniversariante ou sua família escolha uma seleção de valsas (ou mesmo músicas mais populares, adaptadas para valsa) que tenham mais significado em suas vidas. Geralmente, as mais escolhidas são: “Valsa das Flores,” de Tchaikovsky, “Valsa do Imperador”, “Danúbio Azul” e “Contos dos Bosques de Viena,” de Johann Strauss.

A primeira valsa da debutante deverá ser com o pai. Em seguida, você dançará uma segunda valsa, que pode ser com um avô, padrinho, irmão ou tio. Depois, chegou a hora da terceira valsa com o Príncipe de Gala e uma quarta, em que serão chamados os convidados de honra.

O cerimonial se encerra com a ceia sendo servida. Aqui varia muito de acordo com o gosto da aniversariante. Algumas preferem sanduíches e quitutes, outras um jantar mais tradicional. Antes, apenas o jantar era aceito nesse tipo de festa, mas há algum tempo esse protocolo foi quebrado e hoje já não existe mais regra para isso.

A última (e mais divertida) parte é o tão esperado baile! Algumas debutantes preferem trocar o vestido novamente nessa parte. Isso é opcional, mas pode ser uma boa ideia, pois assim a jovem ficará mais à vontade para curtir o baile com os amigos. Atualmente, não se usa mais fazer um baile clássico. Mesmo nas festas mais tradicionais, esse momento costuma ser mais livre, se transformando numa verdadeira balada.

Lembre-se de que esse é apenas um roteiro, mas a festa é toda sua! Transforme-a no momento mais inesquecível da sua vida! Boa festa!