Cada tipo de evento possui uma maneira própria para que as comidas e as bebidas sejam servidas. Basicamente, os tipos de recepção podem se dividir em dois: formal e informal. Não importa o estilo, as regras sempre serão as mesmas, o que muda é o jeito de servir, o cardápio e os talheres e as louças.
Uma das maiores preocupações na hora de organizar um evento ou uma festa é o tipo de recepção que deverá ser escolhida. Para facilitar isso, preparamos esse breve manual a fim de esclarecer as principais diferenças entre os tipos de serviços mais usados e ajudá-lo a escolher o tipo de recepção que mais combina com a sua festa.
- Buffet
É um evento com mesas, de informal a formal, sendo realizado de dia ou de noite. Um tipo de serviço bastante usado por ser muito prático. A comida é disposta em mesas em locais centrais e de fácil acesso onde os convidados irão pessoalmente para se servir. É o serviço ideal para festas onde o excesso de formalidade não é essencial. É uma recepção mais econômica, por precisar de um número menor de garçons atendendo os convidados.
- Coquetel
Evento sem a utilização de mesa, podendo ser de informal a mais requintado, normalmente servido no fim de tarde, por volta das 18h, durando de 2 a 3 horas. A ideia do coquetel é que as pessoas possam circular livremente pelo local do evento e, justamente por isso, não deve ter mesas. É preciso ter o cuidado de deixar algumas poltronas ou sofás, para que as pessoas mais velhas ou com necessidades especiais possam descansar.
- Serviço à francesa
O serviço à francesa, por ser requintado, deve ser perfeito e por isso a atenção deve ser redobrada. Pode ser realizada durante o dia ou no período noturno. Os garçons deverão usar luvas e uniformes e servir primeiro a convidada de honra (sentada ao lado direito do anfitrião), seguida das demais mulheres presentes, para só então servir aos homens e por último o anfitrião.
Os lugares na mesa podem ser marcados com o nome dos convidados. Sousplat, pratos, talheres, guardanapos e taças já ficam na mesa. Os garçons trazem as refeições em bandejas, devendo seguir a sequência: entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas.
Na hora de trocar os pratos, os mesmos devem ser retirados pela esquerda e o novo prato colocado pela direita. Ao final, o prato deverá ser retirado pela esquerda.
- Serviço à inglesa
Serviço de formal a requintado, as mesas ficam à posta com sousplat, pratos, talheres, taças e guardanapos. O garçom traz as opções de alimentos em um carro de serviço chamado de guéridon e apresenta ao convidado, que após sua escolha, o prato será montado no carrinho e será servido pela esquerda.
- Serviço à americana
Diferente do serviço à inglesa, os pratos já vêm montados da cozinha e apresentados aos convidados, que escolherão qual deles irão querer.
- Serviço à brasileira
Os pratos são colocados em uma mesa, como num serviço de buffet. A diferença é que as pessoas comerão em pé ou em poltronas/sofás, em um clima informal e mais descontraído. Há duas opções: ou o anfitrião serve o convidado, entregando a ele o prato pronto ou dispõe o buffet de forma que o próprio convidado possa se servir.